4 de dezembro de 2024

“NINTENDO SIXTY-FOOOUR!” – NINTENDO 64

APRESENTAÇÃO:

O Nintendo 64 é um console de videogame da quinta geração,
lançado pela Nintendo em 23 de junho de 1996 no Japão.
Ele foi o último grande console doméstico a utilizar cartucho,
até o lançamento do Nintendo Switch, lançado em 2017.

A máquina da diversão da Nintendo!

HISTÓRIA:

O console foi anunciado em 1993 com o codename “Project Reality”,
Já em 1995, foi apresentado com o nome de Nintendo Ultra 64,
tendo esse nome reduzido para Nintendo 64, cinco meses antes do lançamento.
Considerado inovador na época em que foi lançado,
o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics.
Nos EUA e no Brasil foi lançado simultaneamente em 29 de setembro de 1996,
e em ambos os países, havia apenas dois títulos de lançamento disponíveis:
Super Mario 64 e PilotWings, mas enquanto nos EUA os títulos eram vendidos à parte,
no Brasil, o console vinha com o cartucho de Super Mario 64 incluso.
Na época, o Nintendo 64 era o último console doméstico a fazer uso de cartuchos,
enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM nos seus consoles.
As principais vantagens eram a velocidade de acesso,
já que as taxas de transferências na leitura de um chip de ROM
são muito maiores do que as de um CD-ROM, a durabilidade e a segurança,
pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.
Entretanto, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs
e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava
a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos.
A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros,
como a Squaresoft (responsável pelos jogos da série Final Fantasy).
Foi lançado um total de 388 jogos para o console, alguns só no Japão e na Europa.
Em 2001 foi sucedido pelo Nintendo GameCube.

Algumas revistas de games dedicadas ao Nintendo 64.

ACESSÓRIOS:

Controle:

Tem três manetes, assemelhando-se a um “M”, o controle possui 10 botões,
e uma alavanca analógica no centro e foi lançado em várias cores.

Cartucho de Memória (Controller Pak):

Acessório para salvar o progresso e configurações dos jogos.
Tinha capacidade de 32 KB de memória, divididos em 123 páginas.

Cartucho de Expansão (Expansion Pak):

Esse cartucho adicionava 4 MB de memória RAM, dobrando a capacidade original do console.
Foi inicialmente vendido à parte, e, nos jogos compatíveis, melhorava a qualidade das texturas,
taxa de quadros, ou aumentava a resolução para 640×480 pixels.

64DD:

Periférico capaz de ler e gravar disquetes, contava com um modem embutido,
através do qual se conectava à rede RANDnetDD.
O hardware e a plataforma online foram descontinuadas em fevereiro de 2001.

Mouse:

Lançado junto com 64DD para melhorar jogabilidade dos jogos SimCity 64 e o ”Mario Artist”.

VRU:

Uma Unidade de Reconhecimento de Voz que era compatível apenas com os jogos:
Hey You, Pikachu! e Densha de Go! 64 sendo necessário para o primeiro jogo.

Kit de Limpeza:

Lançado pela própria Nintendo, o kit continha diversos itens necessários
para a limpeza adequada dos conectores, controles, cartuchos de memória e Rumble Pak.

Rumble Pak:

Funcionando com duas pilhas AAA, era um acessório inovador
capaz de fornecer vibração de acordo com o que é exibido pelo jogo.

Transfer Pak:

Esse acessório permita a transferência entre jogos do Nintendo 64 e Game Boy.
Foi inicialmente lançado incluso no jogo Pokémon Stadium,
em que se podia gerenciar Pokémon importados das versões Red, Blue e Yellow.
era possível também jogar qualquer dessas versões de Pokémon no Nintendo 64
conectando os cartuchos de Game Boy no acessório, que tinha um emulador embutido,
semelhante à funcionalidade do Super Game Boy de SNES.

A SEXTA-FEIRA CLÁSSICA RECOMENDA:

Super Mario 64

Banjo Kazooi

Banjo Tooie

Conker’s Bad Fur Day

Bomberman 64

Diddy Kong Racing

Donkey Kong 64

Castlevania

Goldeneye 007

Killer Instict Gold

Kirby 64: The Crystal Shards

Mario Kart 64

Mario Party

Mortal Kombat 4

Perfect Dark

Pokémon Stadium

Perfect Dark

Starfox 64

Super Smash Bros 64

Yoshi’s Story

Ridge Racer 64

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Paper Mario

Resident Evil 2

Ogre Battle 64

Earthworm Jim 3D

Harvest Moon 64

Quest 64

Mega Man Legends 64

O Nintendo 64 tem uma excelente biblioteca de grandes clássicos!

CONCLUSÃO:

O Nintendo 64 foi um console revolucionário para sua época.
Trouxe um direcional analógico e o sistema de vibração nos controles,
que mais tarde se tornou o padrão para a indústria dos videogames.
Dava pra jogar até 4 pessoas nos jogos multiplayers como Mario Kart 64,
sem a necessidade de comprar qualquer acessório a parte.
Tem uma excelente biblioteca de grandes clássicos aclamados até hoje:
como Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Starfox 64,
Banjo Kazooi, Super Smash Bros 64, Goldeneye 007 entre muitos outros…
Embora esteja longe de ser o campeão de vendas de sua geração,
ele foi muito importante para a indústria do entretenimento eletrônico,
revolucionando o mercado e sendo palco de novas grandes franquias!

SFC – Onde quase todo dia é Sexta-feira!