APRESENTAÇÃO:
O Nintendo 64 é um console de videogame da quinta geração,
lançado pela Nintendo em 23 de junho de 1996 no Japão.
Ele foi o último grande console doméstico a utilizar cartucho,
até o lançamento do Nintendo Switch, lançado em 2017.
HISTÓRIA:
O console foi anunciado em 1993 com o codename “Project Reality”,
Já em 1995, foi apresentado com o nome de Nintendo Ultra 64,
tendo esse nome reduzido para Nintendo 64, cinco meses antes do lançamento.
Considerado inovador na época em que foi lançado,
o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics.
Nos EUA e no Brasil foi lançado simultaneamente em 29 de setembro de 1996,
e em ambos os países, havia apenas dois títulos de lançamento disponíveis:
Super Mario 64 e PilotWings, mas enquanto nos EUA os títulos eram vendidos à parte,
no Brasil, o console vinha com o cartucho de Super Mario 64 incluso.
Na época, o Nintendo 64 era o último console doméstico a fazer uso de cartuchos,
enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM nos seus consoles.
As principais vantagens eram a velocidade de acesso,
já que as taxas de transferências na leitura de um chip de ROM
são muito maiores do que as de um CD-ROM, a durabilidade e a segurança,
pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.
Entretanto, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs
e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava
a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos.
A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros,
como a Squaresoft (responsável pelos jogos da série Final Fantasy).
Foi lançado um total de 388 jogos para o console, alguns só no Japão e na Europa.
Em 2001 foi sucedido pelo Nintendo GameCube.
ACESSÓRIOS:
Controle:
Tem três manetes, assemelhando-se a um “M”, o controle possui 10 botões,
e uma alavanca analógica no centro e foi lançado em várias cores.
Cartucho de Memória (Controller Pak):
Acessório para salvar o progresso e configurações dos jogos.
Tinha capacidade de 32 KB de memória, divididos em 123 páginas.
Cartucho de Expansão (Expansion Pak):
Esse cartucho adicionava 4 MB de memória RAM, dobrando a capacidade original do console.
Foi inicialmente vendido à parte, e, nos jogos compatíveis, melhorava a qualidade das texturas,
taxa de quadros, ou aumentava a resolução para 640×480 pixels.
64DD:
Periférico capaz de ler e gravar disquetes, contava com um modem embutido,
através do qual se conectava à rede RANDnetDD.
O hardware e a plataforma online foram descontinuadas em fevereiro de 2001.
Mouse:
Lançado junto com 64DD para melhorar jogabilidade dos jogos SimCity 64 e o ”Mario Artist”.
VRU:
Uma Unidade de Reconhecimento de Voz que era compatível apenas com os jogos:
Hey You, Pikachu! e Densha de Go! 64 sendo necessário para o primeiro jogo.
Kit de Limpeza:
Lançado pela própria Nintendo, o kit continha diversos itens necessários
para a limpeza adequada dos conectores, controles, cartuchos de memória e Rumble Pak.
Rumble Pak:
Funcionando com duas pilhas AAA, era um acessório inovador
capaz de fornecer vibração de acordo com o que é exibido pelo jogo.
Transfer Pak:
Esse acessório permita a transferência entre jogos do Nintendo 64 e Game Boy.
Foi inicialmente lançado incluso no jogo Pokémon Stadium,
em que se podia gerenciar Pokémon importados das versões Red, Blue e Yellow.
era possível também jogar qualquer dessas versões de Pokémon no Nintendo 64
conectando os cartuchos de Game Boy no acessório, que tinha um emulador embutido,
semelhante à funcionalidade do Super Game Boy de SNES.
A SEXTA-FEIRA CLÁSSICA RECOMENDA:
Super Mario 64
Banjo Kazooi
Banjo Tooie
Conker’s Bad Fur Day
Bomberman 64
Diddy Kong Racing
Donkey Kong 64
Castlevania
Goldeneye 007
Killer Instict Gold
Kirby 64: The Crystal Shards
Mario Kart 64
Mario Party
Mortal Kombat 4
Perfect Dark
Pokémon Stadium
Perfect Dark
Starfox 64
Super Smash Bros 64
Yoshi’s Story
Ridge Racer 64
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
The Legend of Zelda: Majora’s Mask
Paper Mario
Resident Evil 2
Ogre Battle 64
Earthworm Jim 3D
Harvest Moon 64
Quest 64
Mega Man Legends 64
CONCLUSÃO:
O Nintendo 64 foi um console revolucionário para sua época.
Trouxe um direcional analógico e o sistema de vibração nos controles,
que mais tarde se tornou o padrão para a indústria dos videogames.
Dava pra jogar até 4 pessoas nos jogos multiplayers como Mario Kart 64,
sem a necessidade de comprar qualquer acessório a parte.
Tem uma excelente biblioteca de grandes clássicos aclamados até hoje:
como Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Starfox 64,
Banjo Kazooi, Super Smash Bros 64, Goldeneye 007 entre muitos outros…
Embora esteja longe de ser o campeão de vendas de sua geração,
ele foi muito importante para a indústria do entretenimento eletrônico,
revolucionando o mercado e sendo palco de novas grandes franquias!
SFC – Onde quase todo dia é Sexta-feira!
More Stories
“DUAS TELAS É MELHOR QUE UMA” – NINTENDO DS
“AVANTE, VINGADORES!” – MARVEL SUPER HEROES: WAR OF THE GEMS
“QUANDO OS UNIVERSOS COLIDEM” – MARIO + RABBIDS: KINGDOM BATTLE