29 de abril de 2024

“PRECISAMOS SALVAR NOSSO REINO” – SHINING FORCE

APRESENTAÇÃO:

Shining Force é um jogo de RPG tático desenvolvido pela Sega.
Foi lançado em 1993 para o console do Mega Drive.
O jogo foi re-lançado no Sega Smash Pack Volume 1 para Dreamcast,
Sega Smash Pack Volume 2 para PC, Wii Virtual Console,
no Sonic’s Ultimate Genesis Collection para Xbox 360 e PS3,
Em 2004, um remake foi lançado para Game Boy Advance
com o título Shining Force: Resurrection of the Dark Dragon,
em 2010, o jogo foi lançado para iOS.

Caixa, manual e cartucho do jogo

HISTÓRIA:

O jogo começa no reino de Guardiana, na terra de Rune.
O protagonista, Max, é mandado em uma missão para impedir
o maligno Kane, comandante das hordas de Runefaust,
de abrir o Shining Path e ressuscitar o Dark Dragon.
No caminho, Max recruta alguns aliados
para se juntarem ao exército de Shining Force.
Obs: A história é expandida no remake para Game Boy Advance.

As interações com os NPCs mostram retratos dos personagens conforme vamos interagindo.

GAMEPLAY:

A jogabilidade divide-se então em duas fases distintas: a exploração e o combate.
No modo “exploração” é praticamente um RPG tradicional,
seguindo na mesma linha de Final Fantasy ou Dragon Quest.
Nesse modo, o exército inteiro do jogador é representado por Max,
que é capaz de percorrer, interagir com pessoas, encontrar tesouros,
comprar ou vender equipamentos e itens, equipar o exército,
e escolher quais membros do exército participarão das batalhas.
Já nas batalhas, o jogo assume-se como um RPG de estratégia por turnos,
onde cada personagem na batalha (aliados ou inimigos) terá o seu turno respectivo,
onde se poderão mover (dentro de alcances limitados), usar ou equipar itens.
A ordem das rodadas é determinada pela agilidade da unidade.
Como é comum em jogos de RPGs, unidades se tornam mais fortes derrotando inimigos
ou se desempenham outras ações em combate, como curar aliados.
Essas ações dão a unidades pontos de experiência (EXP), que por sua vez lhes dão níveis.
Cada unidade aliada é um personagem com sua própria personalidade e história.
Esses personagens também possui uma classe, que define o conjunto de habilidades
e especifica os feitiços e equipamentos aos quais uma unidade tem acesso.
Uma unidade pode ser promovida para outra classe superior em qualquer nível entre 10 e 20.
As objetivos de cada batalha do jogador são simples: elimine todos os inimigos,
elimine o líder inimigo ou avance para um ponto de referência.

O menu é de fácil acesso e bem intuitivo nas batalhas.

GRÁFICOS E SONS:

Graficamente o jogo é bonito com a tradicional perspectiva vista de cima,
típica em JRPGs das eras 8 e 16bit, no modo exploração.
Os cenários possuem uma boa variedade, como florestas, cavernas, barcos, entre outros.
As interações com os NPCs mostram retratos dos personagens conforme vamos interagindo.
Já nas batalhas, está o charme do jogo, sempre temos uma animação a ilustrar as ações,
como atacar ou ser atacado pelo inimigos, usar feitiços ou se defender.
As músicas são tranquila no modo exploração e agitadas no combate,
combinam e trazem aquele clima épico e medieval pro jogo.

Nas batalhas sempre temos uma animação a ilustrar as ações.

CONCLUSÃO:

Shining Force é um excelente jogo de RPG estratégico da era 16 bits,
tem muita missões e vários personagens para recrutar e com um bom desafio.
É um bom ponto de partida pra quem quer conhecer esse gênero de estratégia
recomendado também pra quem curte Fire Emblem e Final Fantasy Tactics.
Shining Force é um clássico e um dos melhores jogos para o Mega Drive!

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