29 de abril de 2024

“UM NOVO AMANHECER PARA O VAMPIRO” – CASTLEVANIA: DAWN OF SORROW

APRESENTAÇÃO:

Castlevania: Dawn of Sorrow é um jogo de ação e aventura,
no estilo Metroidvania, lançado para o Nintendo DS.
Ele foi desenvolvido e publicado pela Konami em 2005.
O jogo é a sequência direta de Castlevania: Aria of Sorrow do GBA.

Caixa, manual e cartucho do jogo.

HISTÓRIA:

O ano é 2036, o jogo segue os acontecimentos ocorridos
um ano após a saída de Soma Cruz do castelo de Drácula.
Soma Cruz e Mina Hakuba são atacadas por Celia Fortner,
a sacerdotisa de um culto enigmático que procura matar Soma
e reviver o poder sombrio de Drácula adormecido dentro dele,
como uma espécie de retribuição por Soma ter ‘negado seu destino’
ao se tornar o Lorde das Trevas no jogo anterior.

A jogabilidade é a a mesma dos jogos clássicos da série Castlevania.

GAMEPLAY:

Muito semelhante a Castlevania: Aria of Sorrow do Game Boy Advance,
Castlevania: Dawn of Sorrow traz muitos elementos de jogos de RPG.
O jogador controla o personagem principal em terceira pessoa,
e pode interagir com outras pessoas, objetos e inimigos.
O personagem sobe de nível a cada vez que ele alcança um número definido
de pontos de experiência, que é aumentado ao derrotar inimigos.
Cada “nível” ganho aumenta um pouco as estatísticas do personagem,
assim melhorando o seu desempenho durante batalhas.
Essas estatísticas incluem o aumento de defesa, uso de magia, aumento de energia,
aumento de ataques físicos, sorte para capturar almas mais fáceis etc…
O sistema apresentado no Castlevania: Aria of Sorrow de capturar de almas,
chamado “sistema Tactical Soul” está de volta ainda melhor.
Tal sistema consiste em roubar as almas dos inimigos
para ganhar habilidades adicionais.

No DS, o jogo se passa na tela de touchscreen.

O jogador também pode utilizar de uma variedade de armas
para atacar e derrotar os inimigos pelo caminho.
isso inclui espadas, machados, lanças, além de pistolas.
Estas armas diferem em nível de dano, alcance da arma e velocidade no uso.
Castlevania: Dawn of Sorrow se ambienta no castelo do Drácula,
que é dividido em variadas e diferentes áreas por onde o jogador passa.
há um mapa que vai ser formando conforme o jogador avance por estas áreas.
Um ponto bacana no DS, é que o jogo se passa na tela de touchscreen,
com a tela de cima sendo usada para mostrar o mapa,
ou alguns status do personagem, sem precisar pressionar Start
toda vez em que queira ver sua localização.
E a tela de touchscreen tem outra função usada na jogabilidade,
é na aplicação de “selos”, que servem para “prender” os chefes do jogo.

O castelo do Drácula nunca esteve tão bonito…

GRÁFICOS E SONS:

Castlevania: Dawn of Sorrow tem ótimos gráficos no portátil,
com cenários mais detalhados e mais iluminados.
Os inimigos estão maiores, mais caprichados e variados.
Os efeitos sonoros estão bons e as músicas estão excelentes,
elas aproveitam o hardware do DS e estão épicas!
e não para por aí.. agora depois de terminar o game,
dá pra jogar com o Julius, a Yoko ou o Alucard.

A luta contra os chefes é sempre memorável, eles estão gigantes na telinha do portátil.

CONCLUSÃO:

Castlevania: Dawn of Sorrow é um excelente jogo,
tem uma boa história, vários finais, muitos segredos e muita exploração,
vai ser preciso um pouco de dedicação pra completar o game 100%.
Tem belos gráficos, músicas maravilhosas e uma ótima jogabilidade.
Ele apresenta diversas evoluções em relação ao Aria of Sorrow do GBA ,
pois ele tem a vantagem de usar as duas telas do portátil.
O sistema de coletar “Almas” do jogo continua muito divertido,
pois cada alma coletada é um poder novo para o personagem.
Castlevania: Dawn of Sorrow é um ótimo jogo para o Nintendo DS.

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